segunda-feira, 18 de maio de 2015

TEXTO COLETIVO - RESPEITO AO PRÓXIMO: QUAIS SÃO OS SEUS LIMITES? (7º ANO)

Olá, pessoal!
Como sugerido pela nossa orientadora pedagógica, a Vivian, os alunos do 7º ano escreveram um texto sobre respeito ao próximo. Leia com atenção e comente abaixo dando sua opinião sobre o tema! 
Profª Carina

RESPEITO AO PRÓXIMO: QUAIS SÃO OS SEUS LIMITES?
Escrito pelo 7º ano
Os limites são impostos de várias formas como uma lei, uma regra e até mesmo pela sociedade, ou seja, são fronteiras que demarcam o que é permitido fazer ou não.
No nosso dia a dia convivemos com pessoas que, ás vezes, são egoístas ou individualistas. Assim como dizia o filósofo Thomas Hobbes todos nós somos egoístas, por isso cada vez mais precisamos respeitar os outros e não julgar as pessoas, e para isso existem os tão conhecidos limites.

Os seus limites podem ter a ver com a sua paciência ou até onde ela vai, ou pode estar relacionado ao limite de outra pessoa. Segundo César Romão, superar os limites é pisar no degrau da escada da vida, ou seja a cada vez que você ignora as pessoas que estão te irritando você está vencendo um empecilho na sua vida.
Na escola temos direito de estudar, aprender novas coisas e também temos deveres como fazer as lições de casa, porém o mais importante de tudo isso são os nossos limites. Aqui são alguns fatores sobre os nossos limites na família e na escola:  
  • Não podemos fazer tudo que queremos na escola nem em qualquer outro lugar;
  • A falta de limites em casa gera a sensação de que tudo é possível em qualquer lugar;
  • O respeito e obediência, os castigos e prêmios, o desaprovar, saber dizer “não”;
  • Os cuidados consigo, com os outros, com seu meio e objetos, a pontualidade e a hora para cada atividade.
Quando superamos nossos limites, lá na frente perceberemos que aquilo foi uma coisa essencial na nossa vida. Por exemplo, se estiver no seu trabalho, e seu chefe chamar sua atenção, você não vai agredi-lo (espero que você realmente não faça isso), mas podemos nos superar e respeitar o limite de seu chefe, pois ele é seu superior e mesmo que ele não respeite seu limite você tem que respeitar o dele.
Contudo, uma das coisas que não pode faltar é a razão, cada vez que nós não superamos nossos limites, e não vencemos essa barreira, estamos perdendo nossa razão,. A cada vez que você supera seus limites e respeita o do outro você está crescendo e surpreendendo a si próprio com cada barreira que você pula. Tenha calma e supere seus limites, para ter uma convivência favorável com quem está em nosso meio.  
Temos que respeitar o outro como ele é, devemos ter maturidade para isso. Respeitar um ao outro é uma coisa essencial para nossa vida, sem ela não a como a sociedade conviver entre si! Somente respeitamos verdadeiramente o outro quando o aceitamos da forma como ele é.

Nos ambientes profissionais, o respeito começa na liderança. Um líder que respeita a individualidade das pessoas da equipe permite que cada um manifeste o seu melhor, e que se supere cada vez mais.
Respeito gera respeito, portanto, quando agimos dessa forma levamos o outro a fazer o mesmo e é assim que construímos o respeito mútuo. É preciso se respeitar.
Respeito é o valor que nos move a tratar o outro com atenção, consideração e importância. Quem não se respeita, não inspira o respeito do outro. Respeito é fundamental em todas as nossas relações e em todos os momentos.
Um dos problemas mais comum nas escolas é a falta de respeito entre alunos e professores ou entre alunos entre si. Se um aluno não se sente bem indo para a escola pois os outros ficam tirando sarro é porque não há respeito entre os colegas, alguém deve estar provocando-o ou batendo nele isto o faz se sentir triste e deprimido (bullying). Hoje em dia isto infelizmente é muito comum.
O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra. O respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.
Os autores do texto! ;)

Referências Bibliográficas:


21 comentários:

  1. Prometo atualizar a foto, estão faltando o Anderson e a Mariana! ;)

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto.A gente não pode ser egoísta nem racista entre os outros!!!
    Tão de parabéns o 7ºano
    Francisco Rolin do Couto
    9ºano

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!! Gostei muito do texto. Vocês colocaram bem a questão do respeito e limite. Vivian Henriques Orientadora Pedagógica.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns galera texto ótimo muito importante sabermos nossos limites, todos nós temos direitos e deveres...

    ResponderExcluir
  5. Esse texto é muito bom principalmente o tema dele pois é muito importante nós adquirirmos esse conhecimento pois a base da vida está o respeito ao próximo a todos se você quer respeito respeite os outros e sobre o texto ficou muito bom adorei bem explicadinho de fácil entendimento e ficou interessante.
    Danee J.

    ResponderExcluir
  6. Vinicius de Lima Rodes20 de maio de 2015 às 18:55

    Muito bom o texto, eu achei importante a parte que fala que o respeito é a base para tudo, e mesmo que uma pessoa não te respeitar, você deve respeita -lá, isso se chama educação.

    ResponderExcluir
  7. Realmente gente os limites são uma coisa essencial na nossa vida. Agradecemos a todos que tem nos ajudado. Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Realmente gente os limites são uma coisa essencial na nossa vida. Agradecemos a todos que tem nos ajudado. Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Bom devemos ter muito respeito com os colegas em sala de aula, pois vem de casa e dos pais esse aprendizado, se não temos respeitos pelos próprios pais vamos ter por quem? Otimo texto Parabéns

    Guilherme 9°ano

    ResponderExcluir
  10. Fazer esse texto nos ajudou a relembrar que temos que respeitar a todos e que temos limites a serem respeitados. Mariana- 7º ano

    ResponderExcluir
  11. É bom sabermos nossos limites, tanto para respeitarmos os outros, quanto respeitarmos a nós.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. bom gostei da parte do respeito

    ResponderExcluir
  13. Pedro Henrique Almeida

    eu intendi que nas escolas os alunos nao respeita os prof. gostei.

    ResponderExcluir
  14. Beatriz carvalho 6º ano22 de junho de 2015 às 14:34

    Muito bom o texto o respeito tem uma grande importancia em nossas vidas, mas se as pessoas não respeitam a si próprias como eles vão respeitar o outro e mostra o seu grande valor e é sempre bom sabermos os nossos limites
    estão de parabéns o 7º ano

    ResponderExcluir
  15. O texto e muito importante,por falar de um assunto tão importante que e o respeito com as pessoas e ter com o próximo.Muitas pessoas não tem respeito sobre as autoridades e os mais velhos.O texto e muito bom e ensina muitas pessoas.Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Mto bom ajudou mto eu Estava com uma redação sobre isso e me ajudou a refletir o que escrever.. Parabéns pra vcs 7 ano !!

    Camilly Soares - 6 Ano

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. dddddddsdydgydgygddyxdy \gt

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.