quinta-feira, 8 de março de 2018

IDH da Rússia (Vinícius - 9º ano)


                                                                                                         Vinicius de Lima Rodes 9° ANO 
RÚSSIA
Neste ano a Rússia foi escolhida para ser a sede da Copa do Mundo. A Rússia é um país continental por ser grande com 140,8 milhões de habitantes e é o maior do mundo sendo que ela faz parte da Ásia e da Europa que é onde se concentra a população. O clima é temperado e o inverno é forte ao norte, que tem clima polar. A capital do país é Moscou e a moeda usada é o rublo russo. Além de ter uma grande população a densidade é pequena com 8,2. Os idiomas falados na Rússia são: Russo, chuvache, calmuco e chechene e a religião mais praticada na Rússia é o cristianismo com 59.1% do total, segundo dados de 2016.

 
                                        Bandeira da Rússia                                                Localização da Rússia


IDH
O IDH pode avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico da população. O IDH pode ser classificado como, muito baixo, baixo, médio, alto e muito alto. O IDH da Rússia é de 0,804 e o do Brasil é de 0,754.


Tabela do índice de Desenvolvimento Humano


TAXA DE NATALIDADE E MORTALIDADE
A taxa de natalidade e mortalidade são formas em que se calcula o número em média de nascimentos e mortes em um ano por mil pessoas. A natalidade é um dos melhores modos de saber o crescimento da população e a mortalidade influência o crescimento populacional.
O Brasil tem uma maior taxa de natalidade, pois normalmente o país com mais nascimentos é o menos desenvolvido.


Gráfico da Taxa de Natalidade


Cada adulto russo bebe, em média, 13 litros de álcool puro por ano, dos quais 8 litros de destilados, principalmente vodca. Muitos morrem por doenças causadas por álcool, brigas e acidentes.


Gráfico da Taxa de Mortalidade


EXPECTATIVA DE VIDA AO NASCER
A Expectativa de Vida ao Nascer é como se calcula o número em média de anos de uma quantidade de pessoas que nasceram em um mesmo ano viveram. A expectativa de vida ao nascer tem outra função que é medir a qualidade de vida no país, e mostra a mortalidade de todas as idades.
O motivo de os níveis do Brasil serem maiores tem ligação a uma das causas de morte na Rússia: a bebida. Mesmo havendo melhora de 2012 a 2017 na Rússia, ela ainda continua menor que o Brasil.


Gráfico de Expectativa de Vida ao Nascer


EDUCAÇÃO
Na Rússia, a educação é profunda e com várias características variadas, e para isso, os russos adoram estudar. O sistema de educação da Rússia inclui a pré-escola, ensino geral e profissional. Na Rússia é obrigatório ter ensino básico geral. Na Rússia existem mais de 50 mil estabelecimentos de ensino geral.
O nível de alfabetização na Rússia entre nove e quarenta e nove anos, é entre 99,7 e 99,8, sendo assim o nível de analfabetismo entre 0,2 e 0,3.


Taxa de Alfabetização


Escola Russa


PRODUTO INTERNO BRUTO
O PIB significa Produto Interno Bruto, e é a soma de todos os bens de um país, e quanto maior o PIB, mais mostra que esse país é desenvolvido, e conseguem ser separado em países pobres, ricos ou em desenvolvimento. PIB per capita é o produto interno bruto, dividido pela quantia de habitantes do país.
A causa de os níveis da Rússia serem maiores é pelo simples motivo de ser um país mais desenvolvido. Esse aumento aconteceu pela entrada de Vladimir Putin ao poder. Esse gráfico foi calculado em dólares.
Existe uma grande desigualdade entre, pessoas. O PIB continuar crescendo e algumas pessoas da sociedade podem ficar ainda pobres.


Tabela do Produto Interno Bruto


Imagem da Desigualdade


CORRUPÇÃO
Na Rússia a corrupção tem algumas características pessoais. A mais notável provavelmente é seu sistema único de “kormlênia”, que significa alimentação, e ganhou existência junto com o governo russo.
Como a Rússia tem um grande território, fica difícil o governo por lá. O pagamento de salários aos oficiais de regiões distantes também era difícil, sendo assim agentes da lei e autoridades locais, trocavam serviços por bens que eram feitos pela população. Essa troca era mais comum do que o dinheiro. Atualmente isso é chamado de propina, mas antes não era considerado.
Esse gráfico mostra o ranking de corrupção, sendo assim, a Rússia é mais corrupta que o Brasil.


Tabela do Ranking da Corrupção



Imagem de Corrupção



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BATCHEVA. Ksênia. A CORRUPÇÃO ATRAVÉS DOS TEMPOS NA RÚSSIA. Disponível em: <https://br.rbth.com/historia/79651-corrupcao-atraves-dos-tempos>; Acesso em 20/02/2018
Indexmundi. RUSSIA. Disponível em: <https://www.indexmundi.com/russia/ >; Acesso em: 20/02/2018
Significados. SIGNIFICADO DE IDH. Disponível em: <https://www.significados.com.br/idh/>; Acesso em 22/02/2018
Significados. SIGNIFICADO DE PIB PER CAPITA. Disponível em: <https://www.significados.com.br/pib-per-capita/>; Acesso em: 21/02/2018
TERRA. Lygia. DEMOGRAFIA.  Disponível em: <https://russia07.webnode.com/demografia/>; Acesso em: 20/02/2018
Trading Economics. BRASIL-RANKING DE CORRUPÇÃO. Disponível em: <https://pt.tradingeconomics.com/brazil/corruption-rank>; Acesso em 22/02/2018
Trading Economics. RÚSSIA-RANKING DE CORRUPÇÃO.  Disponível em: <https://pt.tradingeconomics.com/russia/corruption-rank>; Acesso em 22/02/2018
Universidade de Coimbra. A EDUCAÇÃO NA RÚSSIA. Disponível em: <https://www.uc.pt/fluc/depllc/CER/cerfed/edurus>; Acesso em: 20/02/2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.