quarta-feira, 22 de março de 2017

Pedras Preciosas Brasileiras: Opala (Gabriela Camargo - 7º ano)


As preciosas Opalas são pedras brancas ou leitosas com uma configuração de cores cambiantes internamente. As Opalas comuns são opacas, sem nenhum jogo dinâmico de colorações, variando em sobras desde o tom claro até o transparente ou marrom–avermelhado. Note que elas são extremamente sensíveis, e devem ser tratadas com muito cuidado. 
Os cacos de opala saem da máquina separados do restante do material. Esses cacos são usados para confeccionar joias em formato de mosaicos, como os conhecidos pingentes dos mapas do Piauí e Brasil.
Seu valor no mercado de trabalho é em torno de R$ 1.920,00 a R$ 4.000,00 (fonte Mercado Livre)


Fonte:https://gemasdobrasil.blogspot.com.br/2016/09/pedro-ii-ganhara-maquina-para.html

Impacto da mineração na natureza:
Entre as principais alterações nas paisagens e os impactos gerados pela mineração, podemos destacar:
Remoção da vegetação em todas as áreas de extração; poluição dos recursos hídricos (superficiais e subterrâneos) pelos produtos químicos utilizados na extração de minérios; contaminação dos solos por elementos tóxicos; proliferação de processos erosivos, sobretudo em minas antigas ou desativadas que não foram reparadas pelas empresas mineradoras; sedimentação e poluição de rios pelo descarte indevido do material produzido não aproveitado (rochas, minerais e equipamentos danificados); poluição do ar a partir da queima ao ar livre de mercúrio (muito utilizado na extração de vários tipos de minérios); mortandade de peixes em áreas de rios poluídos pelos elementos químicos oriundos de minas; evasão forçada de animais silvestres previamente existentes na área de extração mineral; poluição sonora gerada em ambientes e cidades localizados no entorno das instalações, embora a legislação vigente limite a extração mineral em áreas urbanas atualmente; contaminação de águas superficiais (doce e salgada) pelo vazamento direto dos minerais extraídos ou seus componentes, tais como o petróleo.




Condições do trabalho dos mineiros
O acidente com os 33 trabalhadores que ficaram confinados du­­rante 69 dias no interior de uma mina de cobre no Chile fez com que o mundo voltasse seus olhos para a realidade difícil e arriscada dos mineiros. Mesmo com as evoluções relacionadas à tecnologia, à legislação e à segurança do trabalho, o perigo de uma tragédia existe e cabe aos mineiros a difícil tarefa de aprender a conviver com o risco. No interior de uma mina, a temperatura sobe um grau Cel­­sius a cada 100 metros. No caso dos mineiros no Chile, a temperatura no interior do salão localizado a 700 metros de profundidade era 7°C superior àquela registrada sobre a superfície. Além do forte calor, os trabalhadores também são obrigados a conviver com o fato de estarem operando no subsolo, uma situação em que muitos são acometidos pela sensação claustrofóbica causada pelo confinamento. Os garimpeiros realizam as escavações que gera muita riqueza para aquele estado.




Exploração da Opala no Brasil

Nos últimos cinco anos, “perdição” para garimpeiros tinha outro significado que era negócio em Pedro II. Entorno de 400 quilos de joias eram feitas naquela cidade, tendo pedras de mercados internos e externos. Apenas 10% dos recursos minerais foram explorados. Opala foi encontrada em grande qualidade apenas em dois lugares que são Austrália e Piauí, após o ocorrido as peças passavam pelas mãos dos Pedro-Segundenses, permitiriam que a maioria da população vivessem apenas disso.  Osmarina Uchôa, 40 anos, procurou melhores pontos de localização. "Para vender mais, me mudei para o centro há uns meses, já pensando no Festival de Inverno. Vem gente não só do Piauí, mas de vários estados. Eles ficam bem em frente da nossa loja, então conseguimos vender bastante. O estoque está cheio", disse Wellington Rodrigues, 22 anos, sócio, com o seu irmão, da ALTA.L & Joias.


Mapa de extração mineral brasil pedras preciosas


Bibliografia:
Fonte: https://significado-das-pedras.blogspot.com.br/2014/04/significado-da-pedra-opala.html
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/impactos-ambientais-mineracao.htm
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/mineiros-tem-de-aprender-a-superar-riscos-todos-os-dias-1b0clxbl5dteoqgxrnlbydaa6

Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia/155387-1



Feito por: Gabriela Camargo 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.