quarta-feira, 22 de março de 2017

Ásia: relevo (Letícia - 8º ano)

O relevo da Ásia


O continente Asiático é o maior e mais populoso do planeta com 44,3 milhões de km² e 3,6 bilhões de pessoas, ele se estende desde o Oceano Pacifico a Leste até a Europa e o Mar Mediterrâneo a Oeste, e também, faz divisa a África no Canal de Suez.
Nesse continente há muitas montanhas, montes, planícies e depressões. Só nele encontra-se as 15 maiores montanhas do mundo, sendo uma delas o Monte Everest com 8.840m altitude e também, a maior depressão do mundo o Mar Morto que está a 392m abaixo do nível do mar.
Já ao Sul estão a planície da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, no Iraque o planalto da Arábia, o planalto do Irã, os vales do Indo, do Ganges e planalto do Decan entre outras.
Ao Norte do continente é possível ver o contraste entre formas de relevo. De Oeste para o Leste, a partir dos Montes Urais.
Próximo ao Oceano Pacifico, existe bastante atividade vulcânica, como na península de Kamchatka e nas ilhas Kurilas. No Leste da Ásia há uma intensa atividade sísmica, como terremotos de maiores magnitudes, essa instabilidade ocorre principalmente nas ilhas da Indonésia e Japão.  
A Ásia apresenta uma grande parte desértica, aonde tem variações de temperatura, como no deserto de Gobi e do Tibet, na parte central do continente. Já em locais onde a altitude é grande o clima é frio, por exemplo, nas Cordilheiras do Himalaia, o clima chega a ser -30 graus.
Porém o clima característico da região é o de Monções, que é um fenômeno climático, destacado por ventos devido as alterações de pressão atmosférica.
A vegetação também varia bastante por causa do clima e do relevo, as principais são a Taiga, Tundra, Estepes, Savanas e as florestas equatoriais.
Há também diversos animais no continente Asiático, dentre eles os ursos brancos, renas, focas, e lontras, que se deslocam quando o verão se inicia, vindos da zona da Taiga são os alces, cervos, ursos pardos, linces e lebres, nos desertos vivem os antílopes, gazelas, cabras, ovelhas, camelos, lobos, hienas e uma variedade de répteis. Leopardos e marmotas são encontrados nas terras da Ásia central, já aves e tigres habitam a área de monções. E na índia são vistos vários elefantes, crocodilos e cobras.

Referências bibliográficas:

Leticia Quirino 8º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.