quinta-feira, 23 de março de 2017

O Estado Islâmico (Gustavo - 8º ano)

O Estado Islâmico

A Ásia é o maior continente existente no mundo, possuindo cerca de 44 milhões de km², que representa cerca de 30% das terras emersas presentes no planeta. A Ásia além de ser o maior continente existente, abriga seis dos dez países mais populosos do mundo tais como China, índia, Indonésia entre outros. Nele encontra-se o Iraque e Síria que chamam a atenção do mundo por causa do atentados terroristas e guerras.

O Estado Islâmico é um grupo radical sunita (um dos ramos do Islamismo) regido pelo califa (sucessor de Maomé), criado a partir do braço iraquiano da Al-Qaeda, a conhecida rede responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Atualmente o Estado Islâmico domina áreas do Iraque e da Síria, promovendo muitos ataques terroristas.



O grupo exige que seus integrantes tenham lealdade ao líder e que pague impostos, os rebeldes que não cumprem com as regras são punidos com torturas ou até mesmo a morte. O principal objetivo do Estado Islâmico é consolidar na região com os moldes de um califado, ou seja, seguindo os princípios do profeta Maomé políticos e religiosos. Entre esses preceitos destacam-se:

  • ·        A privação da liberdade de expressão;
  • ·        A rejeição a condutas, como a homossexualidade;
  • ·      A instituição de rígidas regras de conduta às mulheres, como o uso da burca – vestimenta tradicional que oculta completamente o corpo feminino.




Mesmo com todo esse sistema rigoroso existem milhares de jovens que se interessam e desejam estar neste grupo. O grupo extremista considera “infiéis” todos aqueles que discordam de sua visão de um islã puro. Apesar de ser um grupo terrorista caracterizado por ações localizadas e sem aparentes conexões fora do Oriente Médio, o Estado Islâmico é considerado uma ameaça latente ao Ocidente e a países vizinhos que não concordam com o pensamento islâmico, como Israel.


Referências bibliográficas:





Gustavo Quirino 8º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.