quinta-feira, 23 de março de 2017

Filme - Cavalo de Guerra (Paulo, Karilene e Guilherme) - 9°ano




     O filme conta a história de um cavalo, durante a Primeira Guerra Mundial, mostrando-o desde de seu nascimento até sua idade adulta: ele nasce na Inglaterra quando logo é leiloado - no leilão foi disputado por dois rivais no qual um é o dono de uma propriedade e o outro é o inquilino dessa propriedade, o inquilino consegue o cavalo mas fica sem dinheiro para pagar o aluguel, ele implora para aumentar seu prazo de pagamento. Ele consegue aumentar seu prazo porém é obrigado a colocar o pequeno cavalo para trabalhar, apesar disso seu filho se oferece para treinar o cavalo.
     Após algum tempo o exército é convocado para o inicio da guerra, e o cavalo já treinado e crescido é levado para a guerra, mas o sargento que levou o cavalo garantiu para o dono que cuidaria muito bem dele pois seria sua própria montaria, mas após o primeiro ataque do exército eles são pegos de surpresa e o cavalo se perde, para saber o que acontece depois terá que assistir o filme (tem no youtube!).
     O filme retrata muito como as pessoas reagiram antes e depois da guerra, pois achavam que seria outra guerra como a Guerra dos Bôeres e não o grande massacre que foi. Este filme mostra como essa guerra foi uma evolução em relação à tecnologia de armas pois o primeiro ataque dos ingleses foi feito com cavalos e espadas e por isso são surpreendidos com armas de fogo de alto calibre e metralhadoras.
     Podemos perceber a mudança de fases da guerra no filme, onde no começo é a guerra de movimento, onde tropas se deslocavam até as fronteiras dos países inimigos, e do meio para o final é a famosa guerra de trincheiras, onde os soldados cavavam valas onde lutavam entrincheirados para se proteger dos ataques inimigos. O filme mostra a aliança entre os ingleses e franceses principais ganhadores do conflito, soldados dos dois exércitos apresentam uma certa amizade e camaradagem no meio do enredo.
    Outra representação do filmes são as famílias após a guerra que perdem membros importantes e ficavam desfeitas. 
    Algo incômodo no filme foi a representação dos soldados alemães como malvados, sem alma e sem coração e a dos soldados ingleses como bonzinhos, fiéis e "alegres", pois os ingleses não eram totalmente bonzinhos e os alemães não eram tão ruins, e soldados só defendiam sua nação. Mas isso não estraga o filme, pois ainda sim é um muito bom e representa bem a época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.