quinta-feira, 23 de março de 2017

Vegetação Original da Ásia (Pedro Palmeri - 8º ano)



O continente Asiático é bem abrangente, além de ser banhado pelo Oceano Ártico, A área do continente asiático é de aproximadamente 44.482.000 km². É o maior continente do mundo com 29,4% das terras emersas.
O clima da Ásia também é bem vasto, podendo ser dividido em quatro regiões climáticas.
Clima Mediterrâneo: verões quentes e secos e invernos com muita chuva.
Clima Desértico: regiões com temperaturas elevadas durante o dia e frias à noite, áridas e com baixo índice de chuvas.
Clima de Monções: inverno seco e verão extremamente chuvoso.

A Ásia também contém uma grande diversidade Vegetal; Um tipo de vegetação bem presente na Ásia é a Taiga, mais conhecida como floresta boreal de coníferas (coníferas são as plantas gimnospérmicas da divisão Coniferophyta, onde são a principal componente da flora alpina.) As florestas boreais apresentam invernos muito frios e verões muito quentes, por esse motivo é necessário arvores bem adaptadas a esse tipo de temperatura.

Outro tipo de bioma existente na Ásia é a Tundra, que se desenvolve sobre solos permanentemente congelados. Existem dois tipos de Tundra: tundra ártica e tundra alpina. A tundra ártica localiza-se próximo ao Polo Norte, abrangendo o extremo norte do Alasca, Groelândia e Sibéria. A tundra alpina é encontrada em vários países no topo de montanhas muito altas, como nos Alpes (sistema de cordilheiras da Europa).
A tundra ártica é o bioma mais seco e frio da Terra. As chuvas são escassas e a quantidade de luz solar é pouca;
O solo da tundra ártica permanece coberto de neve na maior parte do ano. Ele possui uma camada denominada Permafrost que está sempre congelada e pode ter 600 metros de espessura (O significado da palavra Permafrost vem do idioma inglês e quer dizer permanentemente congelado)
“A vegetação é formada por poucas espécies, mas é abundante e serve de alimento para animais herbívoros como os bois almiscarados, lebres árticas, renas e lemingues. Esses herbívoros servirão de alimento para os carnívoros, que são os ursos polares, arminhos, raposas árticas e lobos. Embora a fauna seja representada por um baixo número de espécies, geralmente a abundância de indivíduos dessas espécies é alta”- Referência bibliográfica por Monik da Silveira Suçuarana.
Uma vegetação também presente na Ásia, são pradarias, encontradas no centro sul da Rússia, noroeste da Mongólia e na fronteira entre China e Coreia do Norte. São caracterizadas pelas gramíneas (Plantas floríferas, monocotiledôneas) de grande estatura, chegando a dois metros, e pelo baixo índice de chuvas. As pradarias são formações de vastos espaços abertos, não contendo árvores de tamanho significativo ou mesmo não contendo nenhum tipo de formação vegetal diferente de gramíneas, servindo em muitos casos como pastagens.
Com isso podemos ver que a vegetação da Ásia é bem vasta e distinta ,com vários tipos de animas, plantas e biomas
Referências bibliográficas: 
João Marcelo Vela – vegetação da Ásia, 
Monik da Silveira Suçuarana – bioma tundra ,www.suapesquisa.com – características gerais da Asia

Pedro Palmeri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.