segunda-feira, 1 de junho de 2015

COMO A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL TRANSFORMOU O MUNDO

Escrito por Pedro Henrique e Rebeca Rosa - 8º ano


     A palavra revolução representa mudanças estruturais drásticas. Assim, a Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII, tem como principal característica a substituição do trabalho artesanal para o sistema fabril mecanizado (ou seja, para as máquinas!). O sistema de produção foi modificado drasticamente neste sentido, também transformando a vida dos trabalhadores.
      Estudamos que, quando a Revolução Industrial começa na Inglaterra, percebemos uma grande saída da população rural para as cidades inglesas que já tinham fábricas (especialmente de produção de tecidos). A maioria dessa população perdeu seus empregos após a Lei dos Cercamentos na qual as terras que antes eram coletivas, ou seja, usadas pelos camponeses, agora passaram a ser apenas dos donos que comprovassem a sua posse da área. Sem terra e trabalho, a Inglaterra vivenciou um enorme exôdo rural. Os camponeses iam em direção às cidades à procura de trabalho nas fábricas, onde tinham péssimas condições (salário muito baixo, longas jornadas de trabalho, sem descanso semanal...)
O trabalho manual requer o conhecimento completo do processo de produção. 
     O sistema de produção foi substituído e as mercadorias passaram a ser produzidas em grandes escalas. Dessa forma, quanto maior a produção, menor o preço dos produtos. Essa nova condição econômica também acelerou os meios de transportes de pessoas e mercadorias, o que encurtou o tempo que percorriam de uma região pra outra para escoar produtos. 
A produção em larga escala não requer do profissional o conhecimento do processo de produção completo.

      Nesse sentido, a Revolução Industrial estimulou o desenvolvimento das cidades, que tiveram que se acostumar com o grande número de pessoas que migravam do meio rural em busca de empregos nas fábricas. Os novos meios de transporte, como a locomotiva a vapor e o trem de ferro, exigiam uma malha ferroviária e estabelecerem ligações entre as regiões. Também modificou a relação das pessoas com o consumo, pois sabemos que muitas coisas que compramos não são uma necessidade!
      Logo, o aperfeiçoamento dos meios de produção e das diferentes tecnologias evoluiu para o grau de facilidades que vivenciamos nos dias de hoje. Infelizmente, o consumo exagerado tem nos alertado para a destruição do meio ambiente e a humanidade tem feito pouco para evitar o fim dos nossos recursos naturais.

O Consumo também te consome?

Referências Bibliográficas

http://www.mundoeducacao.com/historiageral/revolucao-industrial.htm 
http://m.brasilescola.com/historiag/revolucao-industrial.htm


8 comentários:

  1. Eu acho que vocês poderiam ter falado mais da Revolução dos trabalhadores e pelo oque eles lutaram, poderiam ter falado como a luta desses trabalhadores influenciou os trabalhadores de hoje a lutarem pelo seus direitos. Vocês deixaram um pouco a desejar, mas o texto ficou bom

    ResponderExcluir
  2. Tenho que concordar com o Anderson porém gostei do texto.
    E gosto de falar e debater sobre o consumismo por que nossa população de hoje é muito consumista na minha própria casa tenho um exemplo de consumismo do meu irmão ele é muito, toda vez que ele recebi dinheiro de qualquer pessoa ele sai de casa, (também só sai de casa para gastar) e qualquer coisa que ele ver na frente ele compra sem precisar é só por gastar mesmo, tem outro exemplo que não vou citar nomes mas a pessoa tem 3 camisas idênticas só tem a cor diferente e tem muitas e muitas roupas no quadra roupas tem vários tênis mas só usa um! O consumismo ele sim consome a mente na minha opinião e vem se agravando por toda a população.
    Danee J.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!O que achei mais interessante foi a parte de que essa revolução transformou a vida dos trabalhadores.Eu quero economizar dinheiro,porque se gastar muito,vai descontrolar a sociedade.
    Francisco Rolin
    9 ano

    ResponderExcluir
  4. Vinicius de Lima Rodes2 de junho de 2015 às 21:19

    Ótimo texto, gostei de saber o significado de revolução (mudanças estruturais graficas) e que a revolução industrial começou na Inglaterra.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto, a revolução industrial começou na Inglaterra, e foi se expandindo pela Europa e depois foi indo para os outros continentes. Muitas pessoas compram coisas Sem ter necessidade mas por interesses

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto,gostei mais da parte do sistema de produção.(parabéns para os dois).
    aluno:Gabriel Sukonis 6 ano

    ResponderExcluir
  7. A Revolução industrial foi muito importante para o mundo.

    ResponderExcluir

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.