quarta-feira, 20 de maio de 2015

DEBATE: ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

Olá, pessoal
Você sabe o que é um alimento transgênico?

O debate sobre os alimentos transgênicos feito pelo 9º ano foi muito interessante!
Para quem não sabe, os alimentos transgênicos são aqueles modificados em sua genética para melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência à pragas. 
Para o debate, dividimos a sala em dois grupos: um que defendeu o consumo dos transgênicos e outro que foi radicalmente contra. 
Dentre os principais argumentos, listamos os seguintes:

PONTOS POSITIVOS
  • Aumento da produção e oferta de alimentos em grandes quantidades;
  • Maior resistência à pragas, como vírus, fungos, bactérias e insetos;
  • Resistência à agrotóxicos;
  • Aumento do conteúdo nutricional, podendo ajudar na diminuição da desnutrição;
  • Maior durabilidade do alimento e do tempo de estocagem;
  • Alimentos transgênicos são mais baratos.


PONTOS NEGATIVOS

  • Alguns estudos apontam que os transgênicos podem causar doenças;
  • Apenas visa o lucro para a indústria agropecuária e alimentícia;
  • Causa desequilíbrios ao meio ambiente;
  • Extinção de seres vivos importantes (insetos e plantas);
  • Aumento do número de pessoas alérgicas;
  • No Brasil, existem poucas informações nos rótulos dos produtos transgênicos dificultando a identificação desse tipo de alimento pelos consumidores.



Alguns exemplos de alimentos transgênicos
Após a leitura deste post, qual é a sua opinião sobre o assunto? Você é contra ou a favor do consumo desses alimentos? Comente abaixo! ;D

14 comentários:

  1. Vinicius de Lima Rodes20 de maio de 2015 às 18:45

    Não sei me decidir, pois existem muitos pontos positivos e muitos pontos negativos.

    ResponderExcluir
  2. Na realidade, qualquer tipo de alimento tem seus pontos positivos e negativos, mas acho que se soubermos selecionar os alimentos de forma correta não teremos tantos problemas. Eu não posso dizer que sou contra pois faço também o consumo desses alimentos. E em referência ao debate, acho que ele ficou muito bom, algo muito interessante, pois mesmo eu sabendo que esse tipo de alimento faz mal, assumo que nunca procurei saber as causas positivas e negativas kkkk
    Parabéns ao grupo!
    Rebeca 8° ano

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Rebeca se não sabemos oque comemos não nos conhecemos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,
    Então muitas pessoas mais que a metade da população não possui esse conhecimento, e a outra parte da população não tem como se livrar de alimentos transgênicos, muitas vezes mesmo se você comer só frutas não vai ser saudável pois até mesmo as frutas são OGM (organismos geneticamente modificados), então como já disse é difícil de se escapar, uma coisa que talvez de certo é uma horta em sua casa mas nem todos tem essa condição; estávamos vendo que muitas empresas famosas querem parar de colocar o " T " de transgênicos, e infelizmente pode ser aprovado essa condição de não precisar mais de colocar ai que podemos dizer que está tudo acabado pois não vamos mas nem saber se é ou não!
    Esses alimentos estão sempre presente em nosso dia-a-dia e muitas vezes nem percebemos como está nas imagens uma das marcas mais famosas mais vendidas são transgênicas como o toddy, doritos, ana maria braga muitas vezes de lanche para crianças, bolos de saquinho como a dona benta, salgadios, bolachas traquinas, alimentos dados as crianças bebês são já OMG.
    Danee J.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou a favor,mas me coloco contra,porque os trangênicos precisamos tomar cuidado com o que comemos.
    Francisco Rolin
    9ºano

    ResponderExcluir
  6. Acho que todos nós consumimos esses alimentos diariamente, porém não é muito certo pois causam danos a saúde, principalmente as pessoas alérgicas. Parabéns a todos.
    Mariana- 7ºano

    ResponderExcluir
  7. Ainda não sabia o que eram esses alimentos.
    Nisso de concordar e não concordar, eu concordo e discordo: são bons, e estão na minha alimentação diariamente (mesmo eu sendo alérgica); podem causar doenças, e agravar as alergias
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ponto positivo, comemos s alimentos todos os dias e nem percebemos mas como sou um bom advogado o juiz deu a causa a mim hahahaha

    ResponderExcluir
  10. No debate eu era a favor ,mas eu sei que os alimentos transgênicos trazem riscos a saúde,mas também tem um lado bom: ele e mais barato do que os naturais.O trabalho e muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Literalmente sua conclusão é equivocada. Se todos parassem de consumir produtos industrializados e focassem apenas nos naturais os custos seriam reduzidos além dos problemas à saúde. E o que é o produto ser mais barato se pode acarretar problemas à sua saúde futuramente já que não sabemos o efeito dele a longo prazo?

      Excluir
    2. Na verdade, os custos do completamente natural são mais altos. Imagine lidar com pragas apenas com controle biológico. Além disso a agricultura orgânica demanda mais espaço. Se todos adotassem essa prática, a produtividade iria diminuir e as terras se tornariam mais caras, assim o preço dos alimentos iria disparar. Eu acredito que é impossível alimentar 8 bilhões de pessoas e todo o sistema pecuário aplicando apenas agricultura orgânica.

      Excluir
  11. Muito bom, só faltou dizer que não existem apenas estudos que apontam que eles podem causar doenças. Existem muitos que apoiam a idéia de que eles são seguros para o consumo.

    ResponderExcluir

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.