segunda-feira, 18 de maio de 2015

A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO HEBRAICA NA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL

Escrito por Carlos Eduardo, Gustavo, Pedro Henrique, Pedro Palmeri e Vinícius - 6º ano

     Os hebreus foram o primeiro povo a adaptar a religião monoteísta, eles influenciaram muitas outras religiões. Os hebreus eram conhecidos como israelitas ou judeus. A história dos hebreus está relacionada à Palestina, situada ao sul da Fenícia, a leste do Mar Mediterrâneo, a oeste do Deserto da Arábia e Síria, ao norte da Península do Sinai. O Rio Jordão divide a região em duas partes, nasce no Lago Tiberíades, e deságua no Mar Morto.
    Parte da história dos hebreus esta registrada no Velho Testamento da Bíblia.  Segundo a Bíblia, aaquela época, as pessoas viviam mais ou menos 120 anos e existiam gigantes. Mas esses homens eram maldosos, apenas um homem era justo para Deus, Noé. Então Deus decidiu acabar com a maldade, e disse a Noé para construir uma Arca de madeira e levar sua família e um casal de cada animal, e disse também que ia mandar uma chuva muito forte que iria durar quarenta dias e quarenta noites. Quando acabou o dilúvio, Deus  disse a Noé que ele e sua família deveria deixar o abrigo, abençoou Noé e seus filhos, ensinou o que deveriam fazer e como agir e criaram uma aliança entre eles. Onde nesse momento surgiu o primeiro arco-íris, até hoje conhecido como símbolo da aliança.
    Um dos filhos de Noé, foi se juntar a um povo chamado semita, na Mesopotâmia. Lá nasceu Abraão. Segundo contam, Deus apareceu para Abraão e pediu que levasse a população para a Terra Prometida, a cidade de Canaã, terra dos cananeus, depois chamada de Palestina, onde se localiza hoje o Estado de Israel.
    Após passarem um tempo na Palestina foram para o Egito Antigo onde viveram por cerca de 300 a 400 anos e acabaram depois sendo transformados em escravos. Resolvem sair do Egito e, sob a liderança de Moisés, para voltar a Canaã.
Fonte: Meuclub.net : Moisés atravessando o mar vermelho

     Durante a viagem para Palestina, no monte Sinai, Moisés recebeu os 10 mandamentos.
Quando chegaram à Palestina, tinham alguns povos vivendo naquele local. Quando eles conseguiram expulsar os povos que habitavam aquele local,  depois de um tempo, Moisés faleceu.
    Os hebreus se organizavam em patriarcas, juízes e reis. E os patriarcas comandavam pequenos clãs, geralmente um integrante mais velho da comunidade que atuava como líder. Após a morte de Moisés, os hebreus chegaram à Palestina, sob a liderança de Josué.
Fonte: Adventismonamiradaverdade.blogspot.com: Os dez mandamentos.
    Por volta do ano 1000 a.C, com a necessidade de um poder mais centralizado, os juízes deram lugar aos reis que passaram a comandar o povo hebreu de forma permanente. Em 935 a.C, com a morte do rei Salomão, os hebreus acabavam se dividindo em dois reinos. Observe o mapa a seguir:
   Essa briga enfraqueceu os hebreus. O reino israelita, ao norte, foi dominado em 722 a.C, pelos assírios. O reino de Judá, localizado ao Sul, permaneceu unido até 586 a.C. Nesse ano, o povo de Judá, foi levado para Babilônia, lá permaneceu até 539 a.C.,quando os persas dominaram os babilônios e permitiram que o povo de Judá retomasse às suas terras. Em seguida foram dominados pelos macedônios no século IV a.C. e pelos romanos a partir do ano 63 a.C.
Fonte: pt.wikipedia..org

    Podemos afirmar que os Hebreus nos influenciaram em vários aspectos: principalmente  porque a maioria da população do Ocidente acredita em apenas um Deus (monoteísmo). Hoje temos um razoável conhecimento sobre os Hebreus graças a Bíblia. Os hebreus um dos povos que mais influenciaram a  civilização atual e a nossa sociedade está baseada na religião cristã. Tanto a religião cristã e islâmica tiveram a influência do judaísmo. 

Referências Bibliográficas:

www.historiamais.con
www.sohistoria.com.br


11 comentários:

  1. Muito bem, o texto ficou bom porém o conteúdo pode se tornar difícil se não entender mas as imagens o mapa ajudou bem o intendimento do texto e as referencias são boas confiáveis.
    Danee J.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito bom sabemos sobre os hebreus, pois foram um povo da antiguidade muito importante e influenciaram na sociedade que temos hoje. Parabéns 6 ano

    ResponderExcluir
  3. Realmente é muito bom sabemos sobre os hebreus, pois foram um povo da antiguidade muito importante e influenciaram na sociedade que temos hoje. Parabéns 6 ano

    ResponderExcluir
  4. O texto ficou muito bom, as imagens e no último parágrafo o entendimento ficou bom quando falaram das influências deixadas pelos hebreus.
    Mariana- 7ºano

    ResponderExcluir
  5. Pensar que tudo que temos de conhecimento hoje foi criado ou descoberto por outras pessoas antes de nós é incrível!
    Parabéns, e além de colocarem informações que vimos na apostila, colocaram mais coisas que provavelmente não sabiam!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. bom gostei da parte sobre o monoteismo que foi oq a gente aprendeu no bimestre passado

    ResponderExcluir
  8. Texto bom parabéns. Os hebreus são muito importante para entendemos o passado, cultura de pessoas que acreditam em um Deus, E por causa deles existe muito crentes que acreditam nos 10 mandamento

    Guilherme 9 ano

    ResponderExcluir
  9. Ótimo!Os judeus são religiosos e temos que respeitar isso e eu sou evangélico.
    Será que é por isso que surgiu o Estado Islâmico(EI)?
    Francisco Rolin
    9 ano

    ResponderExcluir
  10. Os povos hebraicos foram importantes para a cultura das pessoas que acreditam em Deus e também terem influenciado outras religiões a seguir a religião monoteísta.

    ResponderExcluir
  11. O fundamental é termos um norte pelo qual deu_se início ao Império de diversas Religiões, monoteístas.

    ResponderExcluir

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.