terça-feira, 14 de abril de 2015

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS MINERAIS PARA A INDÚSTRIA

Escrito por Lorrane, Mariana e Paulo - 7º ano

        Na indústria há matérias-primas essenciais, dentre elas temos os minérios. No Brasil, o minério de ferro é extremamente fundamental, pois é dele que saem muitos maquinários para as indústrias de base, que produzem aço e peças. Deles também são produzidos os bens de consumo. 
No governo de Vargas em 1942, foi criada a Vale do Rio Doce, que tinha como objetivo explorar as jazidas mais importantes. Na década de 1990, no mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, a Companhia foi vendida para empresas estrangeiras. 
        A exploração mineral é agressiva ao meio ambiente, uma vez que retira a mata e causa danos ao solo. Dessa forma, a partir do momento em que os minérios são extraídos da litosfera, o ambiente nunca mais será o mesmo. 
Atual logotipo da Vale do Rio Doce

Além dos fatores negativos, os recursos minerais proporcionam bem-estar e conforto a todos nós porque retiramos deles quase tudo o que consumimos no dia-a-dia, como: lápis, cadeira, as construções civis, computador, celular, televisão etc. 


Os recursos minerais estão mais presentes no nosso cotidiano do que imaginamos - Fonte: http://www.netxplica.com/
    Como podemos observar, a mineração também é bem importante para a economia do País. A Serra os Carajás, por exemplo, é a maior reserva de minério de ferro do Brasil e exporta para todo o mundo. 
Exploração de Minério de Ferro na Serra dos Carajás, Pará - Fonte: www.ambientalistasemrede.files.wordpress.com
       Sobre a Serra dos Carajás, assistimos na sala de aula alguns episódios da reportagem do Jornal da Record sobre a região:


      Além do minério citado, temos disponíveis o ouro, o cobre, o zinco, o manganês, a prata, a bauxita, o níquel, o cromo, o estanho e o tungstênio.
Portanto, sabemos que o minério é uma das fontes mais importantes para nossa economia, pois, é dele que se tiram quase todos os nossos bens de consumo como alguns que citamos acima.


Elemento construtivo e principais substâncias minerais utilizadas

Referências Bibliográficas:
Recursos geológicos. Disponível em http://e-porteflio.blogspot.com.br/2009/05/recursos-geologicos-exploracao.html
ALMEIDA, Regis. Recursos minerais do Brasil. Disponível em http://www.mundoeducacao.com/geografia/recursos-minerais-brasil.htm
JUNIOR, Antônio Gasparetto. Extrativismo mineral no Brasil. Disponível em: http://www.infoescola.com/geografia/extrativismo-mineral-no-brasil/




27 comentários:

  1. Gostei muito do texto, que explica sobre a importância dos minérios. A Petrobrás mesmo com tanta corrupção é importante pela produção de petróleo, que tanto, é usado nas industrias para fazer plásticos, combustível, etc.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom; o texto ficou bem feito e o assunto abordado é bem interessante e que podemos tirar várias conclusões dele, as próprias fontes que tiraram gostei, por que também pesquiso muito nesses saits kkkkk.

    Obrigada;
    Danielle Jorddão.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante nós sabermos sobre os recursos minerais que olhamos o dia-a-dia e um material que eu não conhecia era a Mica

    Guilherme

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o tema abordado, o texto ficou muito bom também.. Como o Guilherme disse, eu também não conhecia a Mica.. Se repararmos bem no texto, tiramos algumas conclusões bem interessantes.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante,muitas informacoes q eu n sabia,ficou muito bom,parabens,(karine 6 ano)

    ResponderExcluir
  6. O texto esta ótimo, bem esclarecido.

    Obs: Sei também que o ouro é usado para conduzir eletricidade ( e que por acaso, não foi citado na primeira imagem )

    ResponderExcluir
  7. Texto interessante quando li a primeira vez não intendi mas, depois consegui entender. Gostei muito. (Leticia Quirino 6º ano)

    ResponderExcluir
  8. O texto está bom. Achei fácil de entender com bastante informações

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, leiam com atenção os textos antes de comentar! Todos os textos estão simples de ler, eles foram revisados antes de publicados.

    Comentários curtos demais, sem expressar a opinião sobre o CONTEÚDO do texto, não será levado em consideração.

    Profª Carina

    ResponderExcluir
  10. O texto esta bom pois foi fácil entender estão de parabéns:)

    ResponderExcluir
  11. Vinicius de Lima Rodes21 de abril de 2015 às 22:52

    o texto esta otimo,facil de entender,mesmo com muitas informacoes,

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei da introdução do texto e a primeira imagem,pois mostra que os minérios servem para muita coisa como brincos,computadores,sapatilhas entre várias outras coisas. A mineração é mesmo muito importante para o nosso dia-a-dia, porém uma outra questão que poderia ser citada, é que a mineração é essencial,porém ela traz alguns males ao solo como a infertilidade do solo que nunca mais será a mesma.
    A reportagem do jornal da record fala tudo sobre a Serra dos Carajás e a última imagem é muito interessante,pois mostra de qual elemento construtivo é feito as principais substâncias mineiras

    Eu amei,muito legal.
    Karilene Ferreira

    ResponderExcluir
  13. Eu intendi que o ferro e o que origina o colar e etc...muito legal (Pedro Henrique Almeida 6 ano)

    ResponderExcluir
  14. O texto ficou ótimo porque nós soubemos que as coisas que usamos no nosso dia a dia são feitas com tantos materiais

    ResponderExcluir
  15. Entendi que o texto fala sobre, os minerais são uma fonte de recurso muito utilizada nas indústrias. Sendo o minério de ferro uma das matérias-primas mais ensaiais que usam.
    A campanha do Vale do Rio Doce tinha com intenção explorar as jazidas, depois de algumas décadas a campanha foi vendida para empresas estrangeiras.
    A exploração de minérios era importante para a economia do país mas trazia consequências negativas, a atividade era agressiva, faziam o ambiente não ser o mesmo.

    ResponderExcluir
  16. O texto abordado é interessante pois sabemos pontos positivos e negativos e o tema que mais gostei foi o minério de ferro , pra que oque ele serve , oque dá pra fazer com ele etc .Parabéns
    Pedro Henrique : 8 ANO

    ResponderExcluir
  17. O texto é muito interessante,pois eu entendi que o minério é importante para a nossa economia,e para varias outras coisas como o petróleo.

    ResponderExcluir
  18. Eu concordo com o Leo que é muito importante para a economia mais deixou muitas consequências para o meu ambiente que agrediu tanto nos como os animais.
    Parabéns o texto ficou muito bom .
    chayenne 8 ano

    ResponderExcluir
  19. Achei o texto bem legal, conta partes bem interessante e importantes, confesso também, que tinha coisas que eu não sabia de algumas coisa. Ficou muito bom, parabéns.

    Matheus Sukonis - 9 ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, na próxima vez entre pelo email do 9º ano, ok? kkk
      Obrigada por comentar :D

      Excluir
  20. Vinicius de Lima Rodes23 de abril de 2015 às 07:30

    Interessante o texto, pena que eles estão extraiando além do que pode, porque nosso país é rico em minério, só que temos que saber usar.Legal também a foto que explica os produtos que conseguem fabricar.

    ResponderExcluir
  21. Ótimo texto!!! Consegui entender pois achei que as imagens ajudaram muito. Ágatha :p 7º ano

    ResponderExcluir
  22. Ótimo texto!!! Consegui entender pois achei que as imagens ajudaram muito. Ágatha :p 7º ano

    ResponderExcluir
  23. Excelente texto e muito bem estruturado, as imagens ajudaram a compreender o assunto e a simplificar o mesmo, pessoalmente, achei o texto um pouco curto para um tema que pode ser amplificado e muito mais desenvolvido, o vídeo do jornal também é muito explicativo e facilita a compreensão ao todo. Kainã 9º ano

    ResponderExcluir
  24. O texto está excelente,deu para aprender muitas coisas que não conhecia.As imagens e os videos ajudaram a compreender o texto e também são bem legais.

    ResponderExcluir
  25. O texto ficou bem explicado.
    Parabéns, o texto ficou muito bom!!!

    =D Carol - 6º ano=D

    ResponderExcluir
  26. muito legal e bem explicado gostei bastante da parte que fala sobre a vale do rio doce e a parte que fala das industrias que produzem pesas entre outras as outras industias

    ResponderExcluir

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.