segunda-feira, 13 de abril de 2015

A CRISE NA UNIÃO EUROPEIA NOS DIAS ATUAIS

Escrito por Danielle Jordão, Guilherme Camargo e Kainã Hanua - 9°ano

A União Europeia é um grupo econômico composto por 28 países da Europa. Ela vem apresentando muitos problemas desde 2009 com a crise financeira, além da xenofobia, baixa natalidade, a participação de países que não conseguem acompanhar o desenvolvimento de outros maiores. Um grande exemplo é a Grécia que entrou em uma crise violenta recentemente por má administração e a necessidade de reformas na economia, como a França que enfrentou uma greve geral por causa da reforma da previdência.

Manifestante queima a bandeira da União Europeia - Fonte: www.r7.com
 A crise se iniciou na metade de 2009, e se caracterizou pelas altas dívidas públicas e suas conseqüências foram aumento de impostos para a população, dificuldade para os países conseguirem pagar ou refinanciar a dívida de seu governo. Não obtiveram assistência de outros recursos como o Banco Central Europeu, afetando a economia dos países membros da União Europeia e também dos Estados Unidos.
Países mais endividados da União Europeia - Fonte: www.soumaisenem.com.br

           A falta de empregos gerada pela crise aumentou os casos de xenofobia, ou seja, preconceito e discriminação contra os imigrantes. Uma das grandes razões da imigração para a Europa é a busca por condições melhores de vida. A maioria dos imigrantes vêm do continente africano e asiático.
Essa crise chegou até os bancos brasileiros, pois o mercado europeu recebe produtos vindos de diversos países sendo assim um importante mercado consumidor. Para enfrentar esse problema algumas medidas foram tomadas como a implementação de um pacote econômico anticrise. Alguns países receberam ajuda financeira. A França e a Alemanha decidiram fazer um Pacto Fiscal com o intuito de garantir o equilibro das contas públicas além de um sistema para punir países que desrespeitam o acordo.
A crise na Europa não está fácil para os países pertencentes ao bloco. Observamos que elas não vêm de agora mas de antigamente desde da fundação, onde seus objetivos era melhorar suas economias além do PIB, Produto Interno Bruto. Os países Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha gastam mais do que arrecadam.


                                   O Efeito Dominó da Crise da União Europeia - Fonte: www.folha.com.br

Fontes Bibliográficas:

ARGOZINO, Alex. Crise na Europa afeta Grandes Bancos europeus no Brasil. Disponível em: www.Folha.uol.com.br/mercado/2011/12/1024286-crise-na-europa-afeta-grandes-bancos-europeus-no-brasil.shtml. Acesso em: 12 de abril de 2015.
Entendendo a crise na Europa. Disponível em: www.jaentendienem.com.br/atualidade/post/entendendo-a-crise-na-europa. Acesso em: 12 de abril de 2015.
LOPES, Claudio. Crise Europeia: O que o Brasil tem haver com isso?. Disponível em: blog.educacional.com.br/blog_geografia/crise-economica-europeia-o-que-o-brasil-tem-a-ver-com-isso/?id=0&Param=url_externa;;popup;swf;800;600. Acesso em: 12 de abril de 2015.



32 comentários:

  1. Muito bem, primeiro que pena que não conseguimos mencionar a questão da baixa natalidade na União Europeia, quero agradecer ao Guilherme ao Kainã e claro a professora Carina M., por terminarem o texto e concluírem a ''formatação'', mas com tudo na minha opinião o texto ficou bom e bem organizado, uma quantidade de imagens boa foi feito com palavras de fácil entendimento.
    No entanto vou desejar uma boa sorte com essa NOSSA novidade de termos um BLOG que os alunos estarão entrando, comentando e postando textos com o intuito de estudar e entender mais sobre as matérias tratadas em sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, Dani! ��
    O objetivo do blog é esse: aprender mais e compartilhar! Parabéns ao seu grupo pelo trabalho! �� - Prof Carina

    ResponderExcluir
  3. Eu não entendi algumas partes do texto e, acho que ele poderia ter mais coerência em relação a algumas frases, na minha opinião poderia ter explicado melhor algumas palavras, para texto ficar mais fácil de entender e não ficar muito cansativo na hora da leitura.
    Entretanto, acho que este conteúdo não é tão simples e, que não é fácil escrever um texto, ainda mais em tão pouco tempo.

    ResponderExcluir
  4. Anderson, o grupo está disponível para responder as suas dúvidas. Pode apontá-las ;D ~ Profª Carina

    ResponderExcluir
  5. Sim, verdade Anderson tentamos ser mais coerente possível, só que não não teve espaço para falarmos sobre a Baixa Natalidade onde os jovens não tem interesse em ter filhos ou criar uma nova geração, e com isso eles se importam mais com o seu futuro. Muito obrigado a todos

    ResponderExcluir
  6. Tudo Bem Guilherme, pode deixar que eu vou tirar minhas dúvidas, porque esse assunto é bem interessante.

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião.. Eu achei esse tema super interessante, tá bem explicado mas.. Eu acho que a escrita deveria ter sido um pouquinho menos formal. Só que de resto, ficou muito bem! Parabéns! :D
    Rebeca Rosa 8- Ano

    ResponderExcluir
  8. Achei o tema muito interessante e legal e gostei do texto mas em alguns momentos achei que faltou um pouco de coerência.

    ResponderExcluir
  9. Ficou muito bom,deu pra entender muito bem,vcs estao de parabens,muitooooo bom!!!(karine6 ano)!!!!

    ResponderExcluir
  10. Só não entendi a a palavra xenofobia... Mas o texto é interessante e legal =D

    Muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  11. O texto está bom mas, acho que vocês tinham que explicar melhor algumas partes. Como por exemplo, a crise financeira. Achei um pouco confuso a ordem de como o texto foi feito.

    ResponderExcluir
  12. Texto muito bom, no começo não tinha entendido a palavra xenofobia mas depois explicaram. Achei um pouco confuso as partes da crise econômica (Leticia Quirino 6ºano)

    ResponderExcluir
  13. Achei o texto abordado atual e interessante, mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo grupo, eles conseguiram através da pesquisa que fizeram e das imagens colocadas deixar tudo mais claro para o nosso entendimento. Parabéns ao grupo. Mariana 7º Ano.

    ResponderExcluir
  14. Bom faltou explicar melhor

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, leiam com atenção os textos antes de comentar! Todos os textos estão simples de ler, eles foram revisados antes de publicados.

    Comentários curtos demais, sem expressar a opinião sobre o CONTEÚDO do texto, não será levado em consideração.

    Profª Carina

    ResponderExcluir
  16. Vinicius de Lima Rodes21 de abril de 2015 às 22:08

    O texto está muito bom. As imagens estão bem explicadas e com as fontes que é muito importante para um texto. Em algumas partes do texto está bem explicado, mas em outras nem tanto.

    ResponderExcluir
  17. o texto é muito interessante ,eu tive algumas dificuldades para entender algumas partes do texto .as imagens bem explicadas o texto ficou bem legal parabéns .

    ResponderExcluir
  18. Eu intendi que a França gastava muito por isso eles tinha que economizar. Muito legal (Pedro Henrique Almeida 6 ano)

    ResponderExcluir
  19. Eu achei que ficou muito legal e super importante para o nosso conhecimento.
    Não achei muito complicado de entender, eu entendi tudo.

    PARABÉNS!!!
    Karilene Ferreira

    ResponderExcluir
  20. O texto ficou muito bom .Principalmente a explicação como os aumentos de impostos para a toda a população .
    chayenne 8 ano

    ResponderExcluir
  21. Nesse texto é possível notar que a crise contra a união européia é muito grave porque manifestantes protestam queimando a bandeira do próprio país, compreendi que a crise trata de vários fatores como política econômica,imigração, a crise afetou também outros países como o Brasil. E países gastam mais do que arrecadam.p

    ResponderExcluir
  22. O texto ficou bem elaborado, a palavra ''xenofobia'' não entendi ela,e fiquei com dúvida mais tirando isso adorei o texto porque não é difícil de se entender e o assunto feito foi bem legal gostei de umas partes do textos e o assunto da para falar mais e discutir mais oque teve na Europa : Pedro Henrique 8 ANO

    ResponderExcluir
  23. Texto legal e interessante, mas faltou um pouco de coerência, mas o texto está ótimo muito bom de se ler.

    ResponderExcluir
  24. Entendi que o continente europeu teve uma crise, que teve como resultados o aumentou dos impostos, e os casos de xenofobia que era o preconceito com os imigrantes. Mas algumas medidas foram tomadas como a implementação de um pacote econômico anticrise.

    ResponderExcluir
  25. Comentários muito bons, parabéns a todos :D

    ResponderExcluir
  26. o texto fala sobre o continente europeu estava em crise no meio de 2009 e aumentou o emposto

    aluno:Gabriel Sukonis - 6 ano

    ResponderExcluir
  27. o texto fala sobre o continente europeu estava em crise no meio de 2009 e aumentou o emposto

    aluno:Gabriel Sukonis - 6 ano

    ResponderExcluir
  28. Vinicius de Lima Rodes23 de abril de 2015 às 07:19

    Muito bem explicado o texto, isso mostra que os países unidos conseguem ajudar uns aos outros para tentar diminuir essa crise na Europa, e também achei legal esse pacote econômico, acredito que ajuda bastante.

    ResponderExcluir
  29. A crise na União Europeia é muito importante que aprendermos porque e algo que esta no cotidiano de varias pessoas não só na Europa mais também em outros países como aqui no brasil.O texto é bem interessante,bem explicado.Nota 10.

    ResponderExcluir
  30. O texto ficou bem explicado, e a situação está bem feia!
    Parabéns, o texto ficou muito bom!!!

    =D Carol - 6º ano=D

    ResponderExcluir
  31. gostei bastante mais uma coisa é fato algumas partes ficaram incoerentes mais de resto ficou bem legal

    ResponderExcluir

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.